Análise do processo de descentralização da gestão orçamentária em uma empresa estatal: o caso da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) Outros Idiomas

ID:
26296
Resumo:
O presente trabalho analisa o processo de descentralização da gestão orçamentária em uma empresa estatal. O foco de análise é a Unidade de Negócio Leste da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Para esta análise foram abordados os seguintes aspectos: processo de descentralização orçamentária; identificação dos elementos facilitadores e inibidores do processo de descentralização; mudança no conteúdo do trabalho dos funcionários envolvidos no processo e a qualidade dos serviços relacionados à prática orçamentária. Foram comparadas as dinâmicas da gestão orçamentária, anterior e posterior à descentralização, envolvendo o sistema de controle orçamentário computacional da unidade analisada. Como procedimento metodológico, foi utilizado o estudo de caso, a partir de dados primários e secundários. A metodologia utilizada no trabalho permite sua adaptação ao estudo de situações similares em outras organizações. As conclusões mostram que o processo de descentralização da gestão orçamentária teve algumas falhas na sua implantação devido à ausência de um melhor planejamento, porém trouxe resultados benéficos para as Unidades Estratégicas de Negócios e para a empresa, pelo envolvimento de todos os funcionários envolvidos com a descentralização dessa gestão, buscando superar as contingências organizacionais e visando à maximização de resultados na esfera do planejamento financeiro.
Citação ABNT:
STAL, E.; MARINHO, A. L. Análise do processo de descentralização da gestão orçamentária em uma empresa estatal: o caso da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Revista de Administração e Inovação, v. 1, n. 1, p. 35-49, 2004.
Citação APA:
Stal, E., & Marinho, A. L. (2004). Análise do processo de descentralização da gestão orçamentária em uma empresa estatal: o caso da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Revista de Administração e Inovação, 1(1), 35-49.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/26296/analise-do-processo-de-descentralizacao-da-gestao-orcamentaria-em-uma-empresa-estatal--o-caso-da-companhia-de-saneamento-basico-do-estado-de-sao-paulo--sabesp-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português