Análise do cluster vinícola de São Roque Outros Idiomas

ID:
26307
Resumo:
Este trabalho tem por objetivo relatar os resultados da pesquisa de campo, feita em uma indústria vinícola de São Roque, cidade próxima a São Paulo, visando coletar informações para uma dissertação de mestrado em administração. Dos sete objetivos específicos, um deles era caracterizar a existência e determinar o grau de amadurecimento e vigor desse sistema, tendo como referência os nove requisitos propostos por Zaccarelli. Para o bom entendimento do artigo, é descrito o pensamento desse autor e de outros que tratam do tema. As informações foram colhidas através de um questionário, contendo 46 perguntas qualitativas (sim ou não) focadas no objetivo específico. Dos nove requisitos propostos por Zaccarelli, seis foram confirmados por pelo menos, dez das 12 empresas pesquisadas, o que levou à conclusão de que há um cluster vinícola incompleto na região pesquisada. Os três requisitos não atendidos – baixo índice de cooperação entre as empresas, desnível tecnológico e falta de interesse dos órgãos públicos em fortalecer o cluster –, explicam o processo de declustering. Em suma, há um processo de desmantelamento desse aglomerado vinícola na região de São Roque.
Citação ABNT:
CONTADOR, J. C.; CONTADOR, J. L.; OLIVEIRA, I. V. Análise do cluster vinícola de São Roque. Innovation and Management Review, v. 1, n. 2, p. 55-66, 2004.
Citação APA:
Contador, J. C., Contador, J. L., & Oliveira, I. V. (2004). Análise do cluster vinícola de São Roque. Innovation and Management Review, 1(2), 55-66.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/26307/analise-do-cluster-vinicola-de-sao-roque/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português