Quanto mais difícil, melhor? Proposição de um esquema teórico do esforço do consumidor, riscos percebidos e satisfação com o processo de compra pela Internet Outros Idiomas

ID:
26321
Resumo:
O ditado popular ‘quanto mais difícil, melhor’ é colocado em questão na área do comportamento do consumidor por meio deste ensaio teórico. Com base em uma série de experimentos realizados em 1969, Cardozo afirma que quanto maior o esforço despendido pelo consumidor em uma determinada aquisição, maior a percepção da satisfação com o processo de compra. Ou seja, a percepção do resultado da compra seria moldada de acordo com o esforço investido na obtenção do produto. O trabalho inicial de Cardozo é revisto neste ensaio com uma nova roupagem, analisando a temática, mais de três décadas depois, no atual contexto do comércio eletrônico. Não foram encontradas, até o momento, pesquisas publicadas sobre qual seria a associação das estratégias de redução de riscos percebidos, consideradas aqui um esforço empregado pelo consumidor, na satisfação com o processo de compra do e-commerce. O estudo proposto tem então como objetivo ampliar as investigações sobre o tema, propondo um esquema teórico sobre a associação entre as estratégias de redução de riscos nas compras pela rede e a satisfação do consumidor, analisando a propensão a assumir riscos e o envolvimento do indivíduo como variáveis mediadoras da relação.
Citação ABNT:
KOVACS, M. H.; FARIAS, S. A. Quanto mais difícil, melhor? Proposição de um esquema teórico do esforço do consumidor, riscos percebidos e satisfação com o processo de compra pela Internet. Revista de Administração e Inovação, v. 2, n. 2, p. 33-48, 2005.
Citação APA:
Kovacs, M. H., & Farias, S. A. (2005). Quanto mais difícil, melhor? Proposição de um esquema teórico do esforço do consumidor, riscos percebidos e satisfação com o processo de compra pela Internet. Revista de Administração e Inovação, 2(2), 33-48.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/26321/quanto-mais-dificil--melhor--proposicao-de-um-esquema-teorico-do-esforco-do-consumidor--riscos-percebidos-e-satisfacao-com-o-processo-de-compra-pela-internet/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português