Uso de modelo de negócio para a implantação de e-business na indústria automobilística Outros Idiomas

ID:
26323
Resumo:
O surgimento da Internet e o contexto da globalização encontram na Internet uma possibilidade de ampliação do alcance de mercado das empresas e da conexão com o consumidor, fazendo com que muitas dessas empresas que só atuavam no meio “físico” passassem utilizar a Internet para realizar negócios. Nesse sentido, a presente pesquisa teve por objetivo esclarecer se essas empresas utilizaram algum tipo de modelo de negócio para conduzir a implantação das atividades de comércio eletrônico. Para tal, foi empreendida uma pesquisa exploratória que se utilizou de três estudos de caso na indústria automobilística: a Ford Motor Company do Brasil, a Daimler-Chrysler do Brasil e a General Motors do Brasil. Os resultados obtidos mostram que a Daimler-Chrysler utilizou o mesmo modelo de negócio de sua matriz, que entende o e-business como um conector da cadeia de valor da empresa, a montadora Ford do Brasil não utilizou nenhum modelo de negócio, sendo que as atividades de e-business foram geradas a partir do aporte maciço de capital nessa filial pela matriz e, finalmente, a General Motors do Brasil utilizou um modelo de negócio voltado para atividades B2C (direto ao consumidor), incorporando o uso de métricas bem definidas para a avaliação dos resultados alcançados e incorporando o uso de uma infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) da empresa como fator fundamental para o sucesso das atividades de e-business realizadas.
Citação ABNT:
ZILBER, S. N.; VASCONCELLOS, E. P. G. Uso de modelo de negócio para a implantação de e-business na indústria automobilística. Revista de Administração e Inovação, v. 2, n. 2, p. 62-76, 2005.
Citação APA:
Zilber, S. N., & Vasconcellos, E. P. G. (2005). Uso de modelo de negócio para a implantação de e-business na indústria automobilística. Revista de Administração e Inovação, 2(2), 62-76.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/26323/uso-de-modelo-de-negocio-para-a-implantacao-de-e-business-na-industria-automobilistica/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português