Método PDCA e ferramentas da qualidade no gerenciamento de processos industriais: um estudo de caso Outros Idiomas

ID:
26326
Resumo:
Busca-se neste trabalho estudar a implantação do método PDCA. (Plan, Do, Check, Action), também reconhecido como metodologia de análise e solução de problemas - MASP. É um estudo desenvolvido por meio de uma pesquisa-ação. Os autores relatam tal estudo com grande envolvimento na implementação do projeto. A pesquisa bibliográfica sobre o método e as ferramentas da qualidade utilizadas no processo (Diagrama de Causa e Efeito, Estratificação, Gráfico de Pareto, 5W e 2 H, Folha de Verificação) fornece a fundamentação teórica do trabalho. Para o estudo de caso foi realizada pesquisa de dados primários e secundários gerados durante o processo de implantação do método na organização. O trabalho relata os importantes resultados financeiros conquistados e aponta o direcionamento do método para o atendimento de demandas do cliente.
Palavras-chave:
Citação ABNT:
MARIANI, C. A.Método PDCA e ferramentas da qualidade no gerenciamento de processos industriais: um estudo de caso. Innovation and Management Review, v. 2, n. 2, p. 110-126, 2005.
Citação APA:
Mariani, C. A.(2005). Método PDCA e ferramentas da qualidade no gerenciamento de processos industriais: um estudo de caso. Innovation and Management Review, 2(2), 110-126.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/26326/metodo-pdca-e-ferramentas-da-qualidade-no-gerenciamento-de-processos-industriais--um-estudo-de-caso/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português