Modelo de formação de estratégias de gestão em Instituições de Ensino Superior sob o enfoque da Teoria da Complexidade Outros Idiomas

ID:
26344
Resumo:
O presente artigo tem por objetivo apresentar um modelo criado para avaliar o processo de formação de estratégias de gestão em Instituições de Ensino Superior (IES), tendo como base a Teoria da Complexidade. Para realização do mesmo se utilizou o referencial teórico sobre universidades, sobre formação de estratégias e sobre a teoria da complexidade e dos sistemas adaptativos complexos (SAC’s). Com esse marco teórico elaborou-se o modelo que serviu de parâmetro de análise para o estudo de caso. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de natureza qualitativa, sobre a dinâmica do processo de formação de estratégias em Planos de Gestão de IES. Usou-se o procedimento do estudo longitudinal, com base em análise documental, em entrevistas semi-estruturadas e em observações diretas realizadas na instituição escolhida para constituir-se no estudo de caso. Os resultados da aplicação do modelo evidenciaram que a IES estudada orienta seus processos de formação de estratégia, expressos em seus Planos de Gestão, basicamente pelo modelo racional-formal e pelo modelo negociado, e vem empreendendo um esforço ainda incipiente, de incorporar o modelo em construção permanente.
Citação ABNT:
REBELO, L. M. B.; ERDMANN, R. H. Modelo de formação de estratégias de gestão em Instituições de Ensino Superior sob o enfoque da Teoria da Complexidade. Innovation and Management Review, v. 4, n. 1, p. 5-20, 2007.
Citação APA:
Rebelo, L. M. B., & Erdmann, R. H. (2007). Modelo de formação de estratégias de gestão em Instituições de Ensino Superior sob o enfoque da Teoria da Complexidade. Innovation and Management Review, 4(1), 5-20.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/26344/modelo-de-formacao-de-estrategias-de-gestao-em-instituicoes-de-ensino-superior-sob-o-enfoque-da-teoria-da-complexidade/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português