A relação entre Unidade Estratégica de Negócio, subsidiária e matriz na gestão do conhecimento da corporação multinacional Outros Idiomas

ID:
26349
Resumo:
O objetivo do estudo é analisar se a estrutura das unidades estratégicas de negócios (UENs) das filiais de multinacionais favorecem a criação e disseminação conhecimento para as demais UENs da própria subsidiária, de outras subsidiárias e para a matriz organizacional. Apesar de alguns trabalhos internacionais e nacionais abordarem o assunto, o enfoque analítico do presente texto é inédito, pois o foco da discussão não é a subsidiária e matriz da empresa multinacional, mas as UENs dessas empresas e suas relações no contexto internacional da rede multinacional. Foram realizados três estudos de caso: dois em subsidiárias de empresas multinacionais e outro em uma operação offshore da multinacional. Os resultados levantam inferências interessantes para literatura da área. O enfoque em UENs mostra que uma eficaz relação matriz e subsidiárias nem sempre consolida a transferência do conhecimento como postulado. As observações mostram que as falhas estruturais internas de determinada UEN sobrepõem o poder da relação matriz-subsidiárias na transferência do conhecimento. Outro ponto interessante é a relevância de contextos organizacionais alternativos para a criação e disseminação do conhecimento, contrário ao estabelecimento de uma estrutura formal da gestão do conhecimento.
Citação ABNT:
BORINI, F. M.; STEFANO, S. R.; VERNEREY, K. A relação entre Unidade Estratégica de Negócio, subsidiária e matriz na gestão do conhecimento da corporação multinacional. Revista de Administração e Inovação, v. 4, n. 1, p. 87-105, 2007.
Citação APA:
Borini, F. M., Stefano, S. R., & Vernerey, K. (2007). A relação entre Unidade Estratégica de Negócio, subsidiária e matriz na gestão do conhecimento da corporação multinacional. Revista de Administração e Inovação, 4(1), 87-105.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/26349/a-relacao-entre-unidade-estrategica-de-negocio--subsidiaria-e-matriz-na-gestao-do-conhecimento-da-corporacao-multinacional/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português