A gestão ambiental e a logística reversa no processo de retorno de embalagens de agrotóxicos vazias Outros Idiomas

ID:
26354
Resumo:
Este artigo objetiva discutir, diante desta nova perspectiva voltada à preocupação ambiental e competitiva, os pressupostos básicos que condicionam o estabelecimento de mecanismos coletores e receptores de embalagens vazias de agrotóxicos. Também é procurada a relação entre as dificuldades enfrentadas pelos principais agentes desse processo, a saber, produtores rurais, varejistas, fabricantes de agrotóxicos e a administração pública, para o estabelecimento de centros coletores de embalagens de agrotóxicos vazias. A metodologia empregada foi caracterizada pela pesquisa descritiva, na forma de um estudo exploratório não probabilístico com representantes dos agentes mencionados acima. Os resultados mostram que um programa de logística reversa no processo de retorno de embalagens vazias de agrotóxicos é vasto e não termina com o gerenciamento e finalização de seu procedimento e normalização. Pelo contrário, após o término do processo, muitos outros questionamentos podem ser efetuados sobre o tema, como a divulgação do programa, a conscientização ecológica dos agentes envolvidos, a integração entre os agentes envolvidos e vigilância constante, dentre outros.
Citação ABNT:
BOLDRIN, V. P.; TREVIZAN, E. F.; BARBIERI, J. C.; FEDICHINA, M. A. H.; BOLDRIN, M. S. T. A gestão ambiental e a logística reversa no processo de retorno de embalagens de agrotóxicos vazias. Innovation and Management Review, v. 4, n. 2, p. 29-48, 2007.
Citação APA:
Boldrin, V. P., Trevizan, E. F., Barbieri, J. C., Fedichina, M. A. H., & Boldrin, M. S. T. (2007). A gestão ambiental e a logística reversa no processo de retorno de embalagens de agrotóxicos vazias. Innovation and Management Review, 4(2), 29-48.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/26354/a-gestao-ambiental-e-a-logistica-reversa-no-processo-de-retorno-de-embalagens-de-agrotoxicos-vazias/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português