Financiamento orientado à construção naval no Brasil: discutindo o sistema a partir da percepção de empresas e entidades classistas Outros Idiomas

ID:
26360
Resumo:
A construção naval é uma indústria global que produz bem de capital de alto valor, fabricado sob encomenda. A necessidade de aporte de elevado volume de recursos, longos prazos de maturação e riscos associados às inversões, em meio aos ciclos verificados no mercado de frete, são alguns dos fatores que condicionam as decisões de investimento. A análise de crédito abrange a avaliação do projeto, as condições econômico-financeiras das empresas envolvidas no empreendimento e projeções de mercado. A partir disso, são estabelecidos os parâmetros da contratação do financiamento: nível de taxa de juros e spread de risco, prazo de amortização, período de carência, garantias, entre outros. Em razão da presença de falhas de mercado (bens públicos, externalidades, etc.) os governos interferem por meio da provisão de subsídios diretos à produção e aporte de fundos para financiamento. Este trabalho discute os microfundamentos do financiamento de projetos orientado à construção naval. A experiência brasileira é tratada metodologicamente por meio de um “estudo de caso”. Este procedimento se justifica em razão da natureza do problema da pesquisa, importância do contexto na tomada de decisão, escassez de informações estatísticas e de estudos direcionados ao tema. O intuito é discutir os obstáculos ao financiamento local.
Citação ABNT:
SILVA, M. M.; MARTINS, M. R. Financiamento orientado à construção naval no Brasil: discutindo o sistema a partir da percepção de empresas e entidades classistas. Innovation and Management Review, v. 4, n. 2, p. 133-149, 2007.
Citação APA:
Silva, M. M., & Martins, M. R. (2007). Financiamento orientado à construção naval no Brasil: discutindo o sistema a partir da percepção de empresas e entidades classistas. Innovation and Management Review, 4(2), 133-149.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/26360/financiamento-orientado-a-construcao-naval-no-brasil--discutindo-o-sistema-a-partir-da-percepcao-de-empresas-e-entidades-classistas/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português