Relações dos dirigentes e gestão estratégica de pequenas e médias empresas Outros Idiomas

ID:
26361
Resumo:
Este artigo caracteriza a participação das relações interpessoais dos dirigentes de pequenas e médias empresas (PME) em sua gestão estratégica, particularmente no que se refere à formação, ao desenvolvimento e à realização de sua visão estratégica. Diferentes estudos indicam que esse conceito é fundamental para se entender a gestão estratégica das PME. A pesquisa empírica realizada foi um estudo multi-caso, de cunho exploratório e qualitativo. Os dados foram coletados principalmente por meio de entrevistas semi-estruturadas em profundidade e tratados com base em procedimentos de análise intra-sítio e inter-sítio. A amostra foi composta por oito PME de diversos setores da economia, selecionadas por amostragem teórica e também segundo critérios previamente definidos. Os resultados corroboram empiricamente um modelo conceitual de relações disponível na literatura – que é útil para o entendimento da gestão estratégica das PME – e oferecem diferentes contribuições, podendo orientar novos esforços na prática e nos estudos das PME. Uma dessas contribuições é o reconhecimento e a descrição do processo de conversa estratégica, fundamental para o desenvolvimento da visão compartilhada no contexto das PME dirigidas por uma equipe de direção. A conclusão do artigo apresenta algumas necessidades de pesquisa e algumas implicações para a prática nas empresas.
Citação ABNT:
LIMA, E. O.; ZOSCHKE, A. C. K. Relações dos dirigentes e gestão estratégica de pequenas e médias empresas. Innovation and Management Review, v. 4, n. 2, p. 150-164, 2007.
Citação APA:
Lima, E. O., & Zoschke, A. C. K. (2007). Relações dos dirigentes e gestão estratégica de pequenas e médias empresas. Innovation and Management Review, 4(2), 150-164.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/26361/relacoes-dos-dirigentes-e-gestao-estrategica-de-pequenas-e-medias-empresas/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português