Campos e armas da competição: um modelo para formular estratégia de produção nas pequenas e médias empresas Outros Idiomas

ID:
26369
Resumo:
O presente trabalho argumenta que os responsáveis pela função produção nas pequenas e médias empresas - PMEs devem saber formular e implementar estratégias de produção alinhadas às vantagens competitivas que a organização busca conquistar, manter e ampliar, ou, em outras palavras, alinhadas à estratégia de negócio. Para tanto, recomenda o uso do modelo de campos e armas da competição. Além de fazer considerações sobre estratégia de produção e vantagem competitiva nas pequenas e médias empresas, o trabalho apresenta uma síntese do modelo de campos e armas da competição, que é um modelo bastante adequado para formular tanto a estratégia de negócio quanto as estratégias de produção. Campo da competição é o locus onde a empresa busca vantagem competitiva como preço, qualidade ou prazo de entrega, e é definido pela estratégia de negócio. Uma boa estratégia exige um ou dois campos principais, que não sejam excludentes, e um ou dois campos coadjuvantes. Arma de competição é um meio que a organização utiliza para alcançar vantagem competitiva em um campo da competição e é definida pela estratégia operacional. Para cada campo da competição há um conjunto de armas adequadas, chamadas de armas relevantes, de que a empresa deve fazer uso para vencer os concorrentes. Como determinar esse conjunto de armas é o objetivo deste trabalho.
Citação ABNT:
COSTA, M. A. M.; SANCHES, C.; MARIETTO, M. L.; SILVA, O. R. Campos e armas da competição: um modelo para formular estratégia de produção nas pequenas e médias empresas. Innovation and Management Review, v. 4, n. 3, p. 102-116, 2007.
Citação APA:
Costa, M. A. M., Sanches, C., Marietto, M. L., & Silva, O. R. (2007). Campos e armas da competição: um modelo para formular estratégia de produção nas pequenas e médias empresas. Innovation and Management Review, 4(3), 102-116.
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português