Relação entre inovação, capacidade inovadora e desempenho: o caso das empresas da região da Beira Interior Outros Idiomas

ID:
26370
Resumo:
O estudo apresentado neste artigo tem como objetivo identificar os fatores que contribuem para a criação de capacidade inovadora empresarial e avaliar de que forma esta se traduz em desempenho empresarial. É proposto um modelo conceitual, que reúne várias dimensões que ainda não haviam sido testadas simultaneamente para a realidade portuguesa. Essas dimensões são: empresa, empresário, meio ambiente, capacidade inovadora da empresa e desempenho da empresa. O estudo teve por base uma amostra de empresas da indústria transformadora da região Beira Interior (Portugal), com coleta de dados por meio de questionário. Os dados foram submetidos a uma análise estatística, através de regressão linear múltipla. Os resultados obtidos permitiram identificar os fatores influenciadores da capacidade inovadora das empresas: espírito empreendedor do empresário, ciclo de vida da empresa, existência de parcerias, idade da empresa e dimensão da empresa. Concluiu-se, também, que uma maior capacidade inovadora das empresas contribui para a obtenção de um melhor desempenho.
Citação ABNT:
FERREIRA, J. J. M.; MARQUES, C. S. E.; BARBOSA, M. J. Relação entre inovação, capacidade inovadora e desempenho: o caso das empresas da região da Beira Interior. Revista de Administração e Inovação, v. 4, n. 3, p. 117-132, 2007.
Citação APA:
Ferreira, J. J. M., Marques, C. S. E., & Barbosa, M. J. (2007). Relação entre inovação, capacidade inovadora e desempenho: o caso das empresas da região da Beira Interior. Revista de Administração e Inovação, 4(3), 117-132.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/26370/relacao-entre-inovacao--capacidade-inovadora-e-desempenho--o-caso-das-empresas-da-regiao-da-beira-interior/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português