Análise da gestão ambiental nas companhias estaduais de saneamento básico Outros Idiomas

ID:
2669
Periódico:
Resumo:
Este artigo apresenta uma survey da gestão ambiental implementada em empresas estaduais de saneamento básico instaladas no Brasil. Após uma introdução sobre a situação do saneamento e da questão ambiental, caracteriza-se o setor com seu histórico recente e estrutura-se a relação de suas atividades operacionais de saneamento básico com a questão ambiental. Através de um modelo de análise (ECP-Ambiental), utiliza-se como instrumento de coleta de dados um questionário semi-estruturado para construir os perfis de conduta ambiental das empresas. A pesquisa avalia a aplicação ou não de princípios de gestão ambiental nas empresas de saneamento. Com os dados totais e regionalizados, busca-se identificar um perfil de conduta para as empresas do setor, analisando-se eventuais diferenciações regionais. Os resultados mostram um setor com uma diversidade de perfis que impossibilita uma caracterização somente pela ótica setorial.
Citação ABNT:
SILVA FILHO, J. C. L.; ABREU, M. C. S.; FERNANDES, R. M. C. Análise da gestão ambiental nas companhias estaduais de saneamento básico. Revista Alcance, v. 15, n. 3, p. 322-342, 2008.
Citação APA:
Silva Filho, J. C. L., Abreu, M. C. S., & Fernandes, R. M. C. (2008). Análise da gestão ambiental nas companhias estaduais de saneamento básico. Revista Alcance, 15(3), 322-342.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/2669/analise-da-gestao-ambiental-nas-companhias-estaduais-de-saneamento-basico/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português