Uma metodologia para analisar as práticas percebidas de liderança: um estudo de caso no setor bancário Outros Idiomas

ID:
2690
Periódico:
Resumo:
Estuda-se a percepção das equipes em relação a estilos de liderança praticados pelos seus respectivos líderes. O estudo de caso foi realizado com uma instituição bancária de varejo com equipes comerciais de gerentes gerais e gerentes de relacionamento com clientes. O fato novo neste estudo reside na verificação e comparação entre a autopercepção das preferências de liderança do líder, e as práticas de liderança efetivamente percebidas pela equipe. O objetivo foi verificar se as preferências de lideranças do líder de fato se traduzem em práticas percebidas pela equipe. Os resultados revelaram que a verificação da percepção das práticas de liderança pela equipe se constitui numa forma eficaz de feedback, que agrega significativo valor sobre a autopercepção das preferências de práticas de liderança do líder. Palavras-chave: Liderança; Liderança Situacional; Estilos de Liderança
Citação ABNT:
ROLOW, R.; JOÃO, J. C. O. Uma metodologia para analisar as práticas percebidas de liderança: um estudo de caso no setor bancário. Revista Alcance, v. 16, n. 2, p. 260-277, 2009.
Citação APA:
Rolow, R., & João, J. C. O. (2009). Uma metodologia para analisar as práticas percebidas de liderança: um estudo de caso no setor bancário. Revista Alcance, 16(2), 260-277.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/2690/uma-metodologia-para-analisar-as-praticas-percebidas-de-lideranca--um-estudo-de-caso-no-setor-bancario/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português