Da fusão Antárctica/Brahma à fusão com a Interbrew: uma análise da trajetória econômico-financeira e estratégica da Ambev Outros Idiomas

ID:
26908
Periódico:
Resumo:
Criada em julho de 1999, resultante da controversa união entre as duas principais concorrentes no segmento de bebidas brasileiro – a Antárctica e a Brahma –, a AmBev, com uma gestão moderna, eficiente, voltada para resultados a curto prazo e com um controle gerencial compartilhado entre os principais executivos das duas empresas de origem, tornou-se em menos de cinco anos uma das empresas mais admiradas e bem administradas do cenário empresarial brasileiro e latino-americano. Fundamentado na teoria das fusões e aquisições, este artigo faz uma análise da trajetória da AmBev, no que se refere a seus aspectos econômico-financeiros e estratégicos, desde a sua criação até a sua fusão com a Interbrew, cuja concretização resultou em mudanças significativas para ambas e para o segmento de bebidas nacional e internacional, visto que se trata da união de empresas líderes ou vice-líderes no segmento de cervejas em diversos países e que atuam em mercados mundiais complementares.
Citação ABNT:
CAMARGOS, M. A.; BARBOSA, F. V. Da fusão Antárctica/Brahma à fusão com a Interbrew: uma análise da trajetória econômico-financeira e estratégica da Ambev. Revista de Gestão, v. 12, n. 3, p. 47-63, 2005.
Citação APA:
Camargos, M. A., & Barbosa, F. V. (2005). Da fusão Antárctica/Brahma à fusão com a Interbrew: uma análise da trajetória econômico-financeira e estratégica da Ambev. Revista de Gestão, 12(3), 47-63.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/26908/da-fusao-antarctica-brahma-a-fusao-com-a-interbrew--uma-analise-da-trajetoria-economico-financeira-e-estrategica-da-ambev/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português