Modelos de precificação de ativos financeiros de fator único: um teste empírico dos modelos CAPM e D-CAPM Outros Idiomas

ID:
26922
Periódico:
Resumo:
O objetivo deste estudo é analisar o capital asset pricing model (CAPM) e o downside capital asset pricing model (D-CAPM), bem como avaliar se este último modelo é uma eficiente alternativa de modelo de precificação de ativos. Os dados da pesquisa referem-se a 40 retornos de companhias listadas na Bolsa de Valores de São Paulo, de dezembro de 1996 a agosto de 2002. O artigo utilizou, para testar os modelos, as variáveis Certificado de Depósito Interbancário (CDI), como um ativo livre de risco, e o índice da Bolsa de Valores de Sao Paulo (Ibovespa), como proxy do portfólio de mercado. Conclui-se, então, que o D-CAPM possui uma maior capacidade explicativa dos retornos dos ativos se comparado ao CAPM.
Citação ABNT:
PAIVA, F. D.Modelos de precificação de ativos financeiros de fator único: um teste empírico dos modelos CAPM e D-CAPM. Revista de Gestão, v. 12, n. 2, p. 49-65, 2005.
Citação APA:
Paiva, F. D.(2005). Modelos de precificação de ativos financeiros de fator único: um teste empírico dos modelos CAPM e D-CAPM. Revista de Gestão, 12(2), 49-65.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/26922/modelos-de-precificacao-de-ativos-financeiros-de-fator-unico--um-teste-empirico-dos-modelos-capm-e-d-capm/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português