Análise do desempenho econômico-financeiro e da criação de sinergias em processos de fusões e aquisições do mercado brasileiro ocorridos entre 1995 e 1999 Outros Idiomas

ID:
26936
Periódico:
Resumo:
Caracterizado pela concentração de capitais, reestruturação patrimonial, organizacional e societária, e por movimentos cíclicos (ondas), o fenômeno das fusões e aquisições vem redefinindo e modificando o ambiente empresarial e gerencial. Tal fenômeno pode ser visto como uma resposta das organizações ao ambiente cada vez mais competitivo da economia nacional e internacional. Neste artigo, faz-se uma análise do desempenho econômico-financeiro e da criação de sinergias em empresas brasileiras que passaram por processos de fusão ou aquisição entre 1995 e 1999, utilizando-se o arcabouço teórico da Análise Fundamentalista. O estudo foi empreendido por meio da comparação dos valores médios de índices no triênio anterior e no posterior à união das empresas. Identificou-se uma piora na situação financeira das empresas analisadas após a combinação, uma melhora na situação econômica e que tais processos geraram sinergias operacionais e gerenciais.
Citação ABNT:
CAMARGOS, M. A.; BARBOSA, F. V. Análise do desempenho econômico-financeiro e da criação de sinergias em processos de fusões e aquisições do mercado brasileiro ocorridos entre 1995 e 1999. Revista de Gestão, v. 12, n. 2, p. 99-115, 2005.
Citação APA:
Camargos, M. A., & Barbosa, F. V. (2005). Análise do desempenho econômico-financeiro e da criação de sinergias em processos de fusões e aquisições do mercado brasileiro ocorridos entre 1995 e 1999. Revista de Gestão, 12(2), 99-115.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/26936/analise-do-desempenho-economico-financeiro-e-da-criacao-de-sinergias-em-processos-de-fusoes-e-aquisicoes-do-mercado-brasileiro-ocorridos-entre-1995-e-1999/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português