A Contabilidade e o Balanced Scorecard

ID:
27186
Resumo:
Este artigo foi inspirado no livro - A Estratégia em Ação, de Roben Kaplan e David Norton. O objetivo é despertar os profissionais de contabilidade sobre a necessidade de se buscar novas ferramentas de avaliação dos resultados da empresa, para suprir as crescentes expectativas dos empresários diante, principalmente, dos processos decorrentes da globalização e das novas tecnologias. Como veremos, o "Balanced Scorecard" é uma ferramenta de avaliação e gestão das empresas que pode auxiliar no atendimento desses propósitos. O sistema se baseia na tese de que a empresa não pode ter sua visão e estratégia de negócios limitadas a somente um objetivo final. Deve ser considerado que qualquer objetivo é consequência de um processo composto de várias etapas, e é para essa cadeia que as atenções devem estar voltadas. O "Balanced Scorecard" complementa as medições baseadas apenas em indicadores financeiros com outros três componentes chamados de perspectivas: clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Deve ser ressaltado que, a medida em que foi sendo utilizado, o Balanced Scorecard deixou de ser um sistema de medição aperfeiçoado para se transformar em um sistema gerencial essencial.
Citação ABNT:
LEMOS, J. S.; SILVEIRA, R. Z.; PARMAGNANI, V. P. Z. A Contabilidade e o Balanced Scorecard. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, v. 5, n. 1, p. 70-79, 2000.
Citação APA:
Lemos, J. S., Silveira, R. Z., & Parmagnani, V. P. Z. (2000). A Contabilidade e o Balanced Scorecard. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, 5(1), 70-79.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/27186/a-contabilidade-e-o-balanced-scorecard/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português