Cobrança pelo uso da água: visões a partir dos membros do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Pirapama - Pernambuco Outros Idiomas

ID:
2725
Periódico:
Resumo:
O artigo analisa as visões dos membros do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Pirapama (COBH-Pirapama), com foco na cobrança pelo uso da água, debate introduzido pelo Estado a partir de 2000. Inicialmente explana sobre a cobrança pelo uso da água e os recursos hídricos no Brasil. Utilizou-se uma abordagem qualitativa a partir da análise de conteúdo dos dados secundários e primários obtidos através de entrevistas. Verificou-se que 29% dos entrevistados são contra a proposta de cobrança. As posições contrárias à cobrança pelo uso da água tem relação direta com as dúvidas quanto a operacionalização da cobrança e a efetiva aplicação dos valores arrecadados. A cobrança não deve ser vista como um instrumento isolado e capaz de resolver todas as questões da gestão dos recursos hídricos.
Citação ABNT:
DIAS, T. F.; BARROS, H. O. M.; SOUZA, W. J. Cobrança pelo uso da água: visões a partir dos membros do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Pirapama - Pernambuco. Revista Alcance, v. 17, n. 4, p. 416-432, 2010.
Citação APA:
Dias, T. F., Barros, H. O. M., & Souza, W. J. (2010). Cobrança pelo uso da água: visões a partir dos membros do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Pirapama - Pernambuco. Revista Alcance, 17(4), 416-432.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/2725/cobranca-pelo-uso-da-agua--visoes-a-partir-dos-membros-do-comite-de-bacia-hidrografica-do-rio-pirapama---pernambuco/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
AGÊNCIA NACIONAL DAS ÁGUAS. A evolução da gestão dos recursos hídricos no Brasil. Brasília:

BARBOSA, Hélio Batista. O desafi o da gestão integrada: recursos hídricos na Grande São Paulo. Dissertação de Mestrado em Administração Pública e Governo. Fundação Getúlio Vargas SP. 2003.

COBH-PIRAPAMA. Estatuto Social do Comitê de Bacia Hidrográfi ca do Rio Pirapama. Recife: COBHPirapama, 1998.

COBH-PIRAPAMA. Regimento Interno do Comitê de Bacia Hidrográfi ca do Rio Pirapama. Recife:

CPRH. Diagnóstico ambiental integrado da bacia do Pirapama. Recife: Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH) e Department for International Development (DFID), 1999.

DELLAGNELO, E. H. L.; SILVA, R. C. Análise de conteúdo e sua aplicação em pesquisa em administração. In: VIEIRA, M. M. F.; ZOUAIN, D. M. (orgs). Pesquisa qualitativa em Administração. Teoria e prática. São Paulo: FGV Editora, 2006.

DIAS, Thiago Ferreira Dias. Gestão compartilhada de recursos hídricos: uma análise da percepção da cobrança pelo uso da água na Bacia do Rio Pirapama-PE. Dissertação de Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural. Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2007.

FORGIARINI, Francisco Rossarolla; SILVEIRA, Geraldo Lopes da; CRUZ, Jussara Cabral. Cobrança pelo Uso da Água e Comitês de Bacia: estudo de caso da Bacia Hidrográfi ca do Rio Santa Maria/ RS. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, São Paulo, 2007.

GAMA, Ana Maria Cardoso de Freitas (Coord.). Projeto Marca d´Água relatórios preliminares: a Bacia do Rio Pirapama, Pernambuco. Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas. 2002.

GRABHER, Cláudia; BROCHI, Dalto Fávero; LAHÓZ, Francisco Carlos Castro. A Gestão dos Recursos: buscando o caminho para as soluções. São Paulo: Consórcio PCJ, 2003.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS (IBGE). IBGE Cidades. Disponível em: . Acesso em: 09 de março de 2007.

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL. Pernambuco será benefi ciado com ações de infra-estrutura hídrica. Disponível em: . Acesso em: 05 de março de 2007.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Código das Águas. Disponível em: . Acesso em: 26 de fevereiro de 2007.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Lei 9.433/97. Brasília, 1997.

MMA, ANA e PNUMA. GEO Brasil: recursos hídricos: componente da série de relatórios sobre o estado e perspectivas do meio ambiente no Brasil. Brasília: Ministério do Meio Ambiente (MMA); Agência Nacional de Águas (ANA) e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), 2007.

PEREIRA, Jaíldo Santos. A cobrança pelo uso da água como instrumento de gestão dos recursos hídricos: da experiência francesa a prática brasileira. Tese de Doutorado em Engenharia dos Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2002.

PINDYCK, Robert S.; RUBINFELD, Daniel L.. Microeconomia. São Paulo: Makron Books, 1999.

PNUD. Relatório de Desenvolvimento Humano 2006 – Água para lá da escassez: poder, pobreza e crise mundial da água. New York: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, 2006.

SOUSA JÚNIOR, Wilson Cabral de. Gestão participativa e cobrança pelo uso da água: o caso do CEIVAP. Anais do XV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, Curitiba, 2003.

YIN, Robert K.. Estudo de caso: Planejamento e Métodos. 2. ed., Porto Alegre: Bookman, 2002.