Fatores determinantes do processo de institucionalização de uma mudança na programação orçamentária: uma pesquisa-ação em uma organização brasileira Outros Idiomas

ID:
27280
Resumo:
Mudanças Organizacionais são freqüentes no ciclo de vida das organizações, podendo, em alguns casos, ser bemsucedida, enquanto em outros, o mesmo pode não ocorrer. Tal fato decorre da existência de fatores, que podem motivar ou inibir a implementação de novas práticas organizacionais. O presente artigo tem por objetivo analisar a implementação, bem-sucedida, de uma metodologia de programação de orçamento em uma unidade do SESC São Paulo. Subsidiariamente, busca-se identificar os fatores determinantes do sucesso dessa implementação. Para tanto, utiliza-se como teoria subjacente à abordagem institucional, com destaque para o processo de institucionalização proposto por Tolbert e Zucker. Realizou-se uma pesquisa-ação para coleta dos dados. Os resultados indicam que um conjunto de fatores, associados às etapas do processo de institucionalização, tornou possível uma mudança organizacional bem-sucedida. Pode-se concluir que o processo de institucionalização é total e, portanto, ocorre a mudança organizacional, quando os fatores motivadores possuem uma influência relativa, superior aos fatores inibidores. Futuras pesquisas podem incluir outras teorias organizacionais subjacentes, que permitam analisar dimensões adicionais de uma mudança organizacional.
Citação ABNT:
GUERREIRO, R.; PEREIRA, C. A.; REZENDE, A. J.; AGUIAR, A. B. Fatores determinantes do processo de institucionalização de uma mudança na programação orçamentária: uma pesquisa-ação em uma organização brasileira. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, v. 10, n. 1, p. 59-76, 2005.
Citação APA:
Guerreiro, R., Pereira, C. A., Rezende, A. J., & Aguiar, A. B. (2005). Fatores determinantes do processo de institucionalização de uma mudança na programação orçamentária: uma pesquisa-ação em uma organização brasileira. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, 10(1), 59-76.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/27280/fatores-determinantes-do-processo-de-institucionalizacao-de-uma-mudanca-na-programacao-orcamentaria--uma-pesquisa-acao-em-uma-organizacao-brasileira/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português