Governança Corporativa: solução, paliativo ou modismo? Outros Idiomas

ID:
27285
Resumo:
A confiança nos mercados de capitais dos Estados Unidos, da Europa e, por conseqüência, do Brasil tem sido abalada por grandes fraudes financeiras, falência de companhias e desestruturação da linha de comando das empresas. Tais escândalos, para muitos, reforçam a advertência feita em 1776 por Adam Smith para o fato de que “os executivos das empresas são administradores do dinheiro dos outros e não do seu próprio e não se pode esperar que eles cuidem do dinheiro com a mesma vigilância criteriosa dos donos. Negligência e esbanjamento, assim, sempre prevalecem, de certa forma, na gestão dos negócios das empresas”." O debate a respeito da governança corporativa se insere justamente no contexto da busca de alternativas válidas para superar a crise ética que permeia os negócios, e a pergunta que se faz é: governança corporativa é algo realmente novo? No meu ponto de vista, governança corporativa nada mais significa do que tratar o acionista, o investidor, com honestidade. Então, não há nada de novo. Esta é a essência.A recuperação da confiança dos investidores no mercado de capitais é uma responsabilidade de todos os segmentos da sociedade, o que exige desempenho sustentado de alta qualidade e integridade por parte da gestão corporativa, da profissão contábil, dos conselhos de administração, dos conselhos fiscais, dos comitês de auditoria, dos bancos de investimento e dos assessores legais. É forçoso reconhecer que não há soluções únicas ou receitas milagrosas, cabendo a todos os atores do processo comprometerem-se a fazer o que for possível para ajudar a restaurar a confiança dos investidores.
Citação ABNT:
CARDOZO, J. S. S.Governança Corporativa: solução, paliativo ou modismo?. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, v. 10, n. 2, p. 41-50, 2005.
Citação APA:
Cardozo, J. S. S.(2005). Governança Corporativa: solução, paliativo ou modismo?. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, 10(2), 41-50.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/27285/governanca-corporativa--solucao--paliativo-ou-modismo-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português