A divulgação de informações contábeis e financeiras no mundo virtual Outros Idiomas

ID:
27286
Resumo:
Os quadros demonstrativos contábeis não conseguem mais informar, satisfatoriamente, a exposição de risco financeiro de uma empresa. Surgiram novos instrumentos operados fora do balanço, como derivativos e contratos com obrigações contingentes. As Notas Explicativas e o Relatório de Administração não tem sido suficientes para suprir essa deficiência de informação. O foco atual está em facilitar a obtenção de dados diretamente pelos usuários, mas até a pouco não existia uma linguagem adequada, universal para transmissão de informações contábeis. Esta situação está sendo modificada com a introdução de XBRL, uma forma de “etiquetagem” de informação, baseada na linguagem XML. Esta nova tecnologia oferece vantagens importantes e foi recomendada para uso pelo International Accounting Standard Board - IASB e pelo Security Exchange Comission - SEC. Este artigo discute os efeitos não intencionais do projeto XBRL e examina, também, o potencial da tecnologia, para melhorar a evidenciação de dados financeiros através do Projeto Galileo. Este projeto, que visualiza um novo enfoque tecnológico na avaliação do desempenho de uma empresa, foi apoiado pelo Instituto Americano de Contadores (AICPA) e tenta motivar as autoridades contábeis a pensarem em novos métodos, para melhorar mensuração e intercâmbio de dados financeiros.
Citação ABNT:
TOSTES, F. P.; VASARHELYI, M. A divulgação de informações contábeis e financeiras no mundo virtual. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, v. 10, n. 2, p. 51-64, 2005.
Citação APA:
Tostes, F. P., & Vasarhelyi, M. (2005). A divulgação de informações contábeis e financeiras no mundo virtual. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, 10(2), 51-64.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/27286/a-divulgacao-de-informacoes-contabeis-e-financeiras-no-mundo-virtual/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português