Alocação de ativos no mercado acionário brasileiro segundo o conceito de Downside Risk Outros Idiomas

ID:
27385
Periódico:
Resumo:
O artigo compara a abordagem tradicional de média-variância na determinação de portfólios eficientes com a abordagem de risco assimétrico (downside risk), que substitui a variância pela semivariância ou outro LPM (Lower Partial Moment). Um estudo empírico é realizado para obter as fronteiras eficientes usando-se ambas as abordagens, e estratégias de alocação de ativos são simuladas e comparadas. Resultados demonstram que, se os investidores possuem preferências assimétricas em relação ao risco, a abordagem de média-semivariância é superior em termos de eficiência. Adicionalmente, verifica-se que a minimização do risco assimétrico fornece efetivamente maior proteção contra perdas quando comparada com a minimização da variância na alocação de ativos.
Citação ABNT:
ANDRADE, F. W. M.Alocação de ativos no mercado acionário brasileiro segundo o conceito de Downside Risk. Revista de Gestão, v. 13, n. 2, p. 27-36, 2006.
Citação APA:
Andrade, F. W. M.(2006). Alocação de ativos no mercado acionário brasileiro segundo o conceito de Downside Risk. Revista de Gestão, 13(2), 27-36.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/27385/alocacao-de-ativos-no-mercado-acionario-brasileiro-segundo-o-conceito-de-downside-risk/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português