Título Inglês:
The successful strategy of a grower and distributor of vegetables
Resumo:
O presente trabalho apresenta os resultados de uma análise da estratégia adotada por uma empresa produtora e distribuidora de hortaliças orgânicas e tradicionais que atua no mercado da região metropolitana do Grande Recife, Estado de Pernambuco. Essa empresa optou pela estratégia competitiva genérica de diferenciação, enfocando a produção e a comercialização com mais eficiência que as demais organizações do setor. O foco do estudo é a estratégia tática da empresa, que enfatizou a tecnologia de produção e de distribuição. Nele, consegue-se identificar os tipos de intervenção técnica e também os aspectos administrativos de agregação de valor aos produtos que conferem vantagens comerciais ao produtor, com o fornecimento de hortaliças de melhor qualidade, demandadas por um cliente-tipo de maior poder aquisitivo. Neste artigo, analisa-se o sucesso da estratégia de diferenciação como fator de competitividade para o ramo hortícola, tendo como estudo de caso o Sítio Vertentes, produtor de hortaliças orgânicas, convencionais e hidropônicas, localizado no município de Chã Grande, agreste Pernambucano. Os fundamentos teóricos deste estudo são os conceitos básicos da estratégia competitiva.
Resumo Inglês:
Differentiation, as a successful competitive strategy, was analyzed in the “Sitio Vertentes” which grows conventional, hydroponic and organic vegetables in rural Pernambuco to distribute them in Metropolitan Recife. The focus was on better production, distribution and commercialization efficiency where technical and administrative actions added value and commercial advantages in supplying the higher quality vegetables demanded by customers with enhanced purchasing power. The technical fundamentals of this study are the basic concepts of competitive strategy.
Citação ABNT:
DANTAS, C. L. F.; MORAES FILHO, R. A. Estratégia competitiva para empresas produtoras de hortículas no sistema orgânico. Revista de Gestão, v. 13, n. 2, p. 67-77, 2006.
Citação APA:
Dantas, C. L. F., & Moraes Filho, R. A. (2006). Estratégia competitiva para empresas produtoras de hortículas no sistema orgânico. Revista de Gestão, 13(2), 67-77.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/27391/estrategia-competitiva-para-empresas-produtoras-de-horticulas-no-sistema-organico/i/pt-br