Filosofia e modelo dos programas de remuneração das empresas que aderiram aos Níveis Diferenciados de Governança Corporativa da Bovespa Outros Idiomas

ID:
27393
Periódico:
Resumo:
O objetivo deste artigo foi identificar, descrever e analisar a filosofia e os modelos do Sistema de Remuneração de administradores e verificar se estavam alinhados com as boas práticas da estrutura de Governança Corporativa. Compõem a estrutura de governança corporativa o Presidente do Conselho de Administração, os conselheiros, o Chief Executive Officer (CEO) e a diretoria executiva. Na revisão da literatura constatatou-se a existência de obras que estudaram aspectos de governança e de remuneração separadamente, e não de forma conjunta e integrada. Para a realização da pesquisa1 documental e do levantamento de campo foram utilizados os métodos exploratório e descritivo junto às empresas que aderiram aos níveis diferenciados de governança corporativa da Bovespa (nível 1, nível 2 e novo mercado). Como principais conclusões, pôde-se verificar que a remuneração do conselheiro é módica, não contemplando o componente variável, como se viu na realidade da Diretoria Executiva. As organizações utilizam indicadores para a concepção do sistema de remuneração de curto prazo e já estão atentas para a formalização dos procedimentos; no entanto, ainda necessitam divulgá-los com mais transparência, tanto interna quanto externamente.
Citação ABNT:
OLIVA, E. C.; ALBUQUERQUE, L. G. Filosofia e modelo dos programas de remuneração das empresas que aderiram aos Níveis Diferenciados de Governança Corporativa da Bovespa. Revista de Gestão, v. 13, n. 2, p. 79-96, 2006.
Citação APA:
Oliva, E. C., & Albuquerque, L. G. (2006). Filosofia e modelo dos programas de remuneração das empresas que aderiram aos Níveis Diferenciados de Governança Corporativa da Bovespa. Revista de Gestão, 13(2), 79-96.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/27393/filosofia-e-modelo-dos-programas-de-remuneracao-das-empresas-que-aderiram-aos-niveis-diferenciados-de-governanca-corporativa-da-bovespa/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português