Dimensionamento de Recursos Humanos: desenvolvimento de um modelo conceitual e sua aplicação Outros Idiomas

ID:
27585
Periódico:
Resumo:
Determinar o número de ocupantes dos vários cargos e funções em uma empresa não é tarefa fácil. Com freqüência, essa tarefa é realizada com base na percepção dos chefes, negociações com a administração da empresa e tentativas sucessivas com base em erros e acertos. Qualquer dessas alternativas apresenta resultados muito questionáveis, seja do ponto de vista da empresa, seja sob a ótica dos empregados. A Empresa Municipal de Habitação (EMH) é uma empresa municipal voltada para a solução de problemas de moradia das classes de baixa renda, que vem se destacando pelo uso de técnicas modernas de gerenciamento. No sentido de melhor quantificar suas necessidades de recursos humanos, a empresa, que tem investido nos últimos anos em treinamento de recursos humanos e na modernização de seus processos gerenciais, realizou um estudo com base em um modelo conceitual que possibilitou um avanço nos processos tradicionais de dimensionamento. Este trabalho inicia com uma revisão bibliográfica sobre o tema, seguida de uma breve descrição da empresa. A seguir, um modelo conceitual é apresentado e aplicado à realidade da EMH. Recomendações e conclusões sobre o método usado encerram o texto.
Citação ABNT:
MARINHO, B. L.; VASCONCELLOS, E. P. G. Dimensionamento de Recursos Humanos: desenvolvimento de um modelo conceitual e sua aplicação. Revista de Gestão, v. 14, n. 2, p. 61-76, 2007.
Citação APA:
Marinho, B. L., & Vasconcellos, E. P. G. (2007). Dimensionamento de Recursos Humanos: desenvolvimento de um modelo conceitual e sua aplicação. Revista de Gestão, 14(2), 61-76.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/27585/dimensionamento-de-recursos-humanos--desenvolvimento-de-um-modelo-conceitual-e-sua-aplicacao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português