A inovação tecnológica no Brasil: os avanços no marco regulatório e a gestão dos fundos setoriais Outros Idiomas

ID:
27633
Periódico:
Resumo:
O presente artigo aborda o papel do governo no processo de inovação tecnológica no Brasil e o novo marco regulatório com o advento da Lei de Inovação e da Lei do Bem, além de analisar a utilização dos fundos setoriais. As contribuições e as responsabilidades do governo federal nem sempre são compreendidas pelas diversas partes interessadas (stakeholders) do processo de inovação tecnológica no País. Faz-se, então, necessária uma abordagem da inovação tecnológica sob o prisma da regulamentação e do financiamento governamental, clarificando-se assim o papel do governo nesse processo. O texto aborda os principais pontos do marco legal brasileiro, suas novidades e desafios. Adicionalmente, apresenta uma análise da alocação de recursos do orçamento federal para a promoção da inovação, com destaque para os mais relevantes fundos setoriais nos últimos anos. Por fim, a análise realizada no texto aponta avanços relevantes na regulação e no financiamento da C&T no País. Não obstante isso, faz-se necessária a intensificação de ações a fim de permitir ao Brasil galgar posições em relação a outros países e deixar de ser um mero coadjuvante no contexto dos países desenvolvidos.
Palavras-chave:
Citação ABNT:
MOREIRA, N. V. A.; ALMEIDA, F. A. S.; COTA, M. F. M.; SBRAGIA, R. A inovação tecnológica no Brasil: os avanços no marco regulatório e a gestão dos fundos setoriais. Revista de Gestão, v. 14, n. especial, p. 31-44, 2007.
Citação APA:
Moreira, N. V. A., Almeida, F. A. S., Cota, M. F. M., & Sbragia, R. (2007). A inovação tecnológica no Brasil: os avanços no marco regulatório e a gestão dos fundos setoriais. Revista de Gestão, 14(especial), 31-44.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/27633/a-inovacao-tecnologica-no-brasil--os-avancos-no-marco-regulatorio-e-a-gestao-dos-fundos-setoriais/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português