Comunidades de prática de Consultores: uma estratégia para a gestão do conhecimento Outros Idiomas

ID:
27638
Periódico:
Resumo:
Como a prática de consultoria organizacional tem no gerenciamento de conhecimento o requisito básico para o atendimento da eficácia de suas atividades, o consultor precisa estar constantemente adquirindo novos conhecimentos e informações. Esses conhecimentos podem ser adquiridos por meio de discussões, interações e reflexão em grupos e comunidades de práticas. Apesar de proporcionarem muitos benefícios aos seus membros, essas comunidades enfrentam dificuldades que impactam na sua sustentabilidade. Diante disso, o objetivo deste trabalho é identificar e analisar as aspirações, as dificuldades enfrentadas e os benefícios obtidos pela Comunidade de Formação de Consultores Organizacionais, organizada em Recife–PE. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, realizado por meio da aplicação de entrevistas semi-estruturadas com consultores que participaram da comunidade. Várias dificuldades foram identificadas, destacando-se a pouca disponibilidade de tempo dos consultores para se envolver e se comprometer com a comunidade e o fato de serem pouco abertos a expor suas experiências. Não obstante isso, vários benefícios foram identificados, com destaque para a mudança de postura dos consultores envolvidos, que se tornaram mais eficazes em suas práticas.
Citação ABNT:
VIEIRA, N. D. S.; FEITOSA, M. G. G.; CORREIA, F. B. C. Comunidades de prática de Consultores: uma estratégia para a gestão do conhecimento. Revista de Gestão, v. 14, n. especial, p. 45-59, 2007.
Citação APA:
Vieira, N. D. S., Feitosa, M. G. G., & Correia, F. B. C. (2007). Comunidades de prática de Consultores: uma estratégia para a gestão do conhecimento. Revista de Gestão, 14(especial), 45-59.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português