Um estudo observacional do filme Denise Está Chamando à luz da Teoria de Ação de Chris Argyris e Donald Schön Outros Idiomas

ID:
27648
Periódico:
Resumo:
Este trabalho apresenta uma análise do mundo comportamental retratado no filme Denise está Chamando (Denise Calls Up), de Hal Salwen (1995), cujas características (omissão, distanciamento, manipulação subreptícia, mentiras piedosas, controle e proteção unilaterais) são típicas do Oposto ao Modelo I e delicadas para serem identificadas, analisadas e discutidas facilmente nas interações humanas. Esse modelo é oriundo da Teoria de Ação proposta por Chris Argyris e Donald Schön (1977, 1996), aqui utilizados como base de argumentação. Buscou-se, neste trabalho, responder à pergunta de como pesquisadores e consultores podem tornar conhecidos modelos mentais e seus modos de ação. Apresentou-se, ainda, uma perspectiva de análise fílmica, com vistas a contribuir para o incremento de um trabalho científico no Brasil que possa auxiliar grupos e organizações na análise de suas ações. O estudo caracteriza-se como qualitativo, observacional, com base em observação indireta e não-participante. Escolheu-se o método da análise de discurso, baseado em cenas elucidativas da proposição teórica estudada. A fundamentação teórica tentou contextualizar, de modo sucinto, os elementos da Teoria de Ação, identificando, com base no filme, o mundo comportamental que permeia as relações humanas.
Citação ABNT:
LEITE, N. P.; LEITE, F. P. Um estudo observacional do filme Denise Está Chamando à luz da Teoria de Ação de Chris Argyris e Donald Schön. Revista de Gestão, v. 14, n. especial, p. 77-91, 2007.
Citação APA:
Leite, N. P., & Leite, F. P. (2007). Um estudo observacional do filme Denise Está Chamando à luz da Teoria de Ação de Chris Argyris e Donald Schön. Revista de Gestão, 14(especial), 77-91.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/27648/um-estudo-observacional-do-filme-denise-esta-chamando-a-luz-da-teoria-de-acao-de-chris-argyris-e-donald-schon/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português