Planejamento estratégico - uma oportunidade para a participação Outros Idiomas

ID:
27724
Resumo:
O planejamento estratégico é um instrumento utilizado para definir as estratégias de uma organização, levandose em conta as oportunidades e ameaças do seu ambiente externo, bem como seus pontos fracos e fortes. Diversos autores do tema consideram necessária a participação dos gestores nesse processo. Outros vão mais longe e julgam indispensável a participação de todas as pessoas envolvidas, não somente de gestores. Para estes, o entendimento da missão e dos propósitos da empresa facilita a superação de possíveis resistências à implementação do planejamento estratégico. Com base nessas constatações, procurou-se neste trabalho identificar o potencial da área de negócios de um banco federal brasileiro para adoção de um modelo de gestão participativa no contexto do planejamento estratégico. Para atingir este objetivo, executou-se uma pesquisa de natureza quali-quantitativa e de tipos descritiva e exploratória. Utilizou-se os métodos observacional e analítico e como técnica de coleta de dados e informações, junto aos gestores e funcionários, o questionário, cujas respostas foram analisadas no resultado da pesquisa. A partir do levantamento teórico efetuado e dos dados obtidos em campo, observou-se que, na percepção dos gestores e demais funcionários, a área estudada apresenta indícios de possuir potencial para implementação da gestão participativa.
Citação ABNT:
RODRIGUES, E. D.; LEITE, F. T. Planejamento estratégico - uma oportunidade para a participação. Revista Gestão & Planejamento, v. 1, n. 13, p. 32-45, 2006.
Citação APA:
Rodrigues, E. D., & Leite, F. T. (2006). Planejamento estratégico - uma oportunidade para a participação. Revista Gestão & Planejamento, 1(13), 32-45.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/27724/planejamento-estrategico---uma-oportunidade-para-a-participacao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português