Análise das variáveis culturais da gestão municipal sob a óptica da nova gestão pública Outros Idiomas

ID:
27877
Periódico:
Resumo:
A introdução de novos formatos de gestão municipal, calcados em práticas e valores opostos à cultura instaurada em Prefeituras, pode acarretar o insucesso de suas ações. O objetivo central desta pesquisa é analisar quais as variáveis culturais existentes nas Prefeituras, que podem influenciar a gestão municipal delas em relação aos preceitos da teoria da nova gestão pública (New Public Management - NPM). Com base em pesquisa bibliográfica, foram destacadas variáveis culturais (poder, personalismo, determinismo e adaptabilidade) e variáveis da nova gestão pública (reestruturação, práticas privadas e participação social), que formalizaram o protocolo da pesquisa. Por meio de um estudo de multicasos, abrangendo três Prefeituras da região metropolitana de Curitiba, e com a triangulação das ferramentas de coleta de dados (questionário, entrevista e observação assistemática), foi possível a identificação dessas variáveis nas Prefeituras e o aprofundamento das relações existentes entre elas. A conclusão reitera que a identificação e a construção de um mapa de variáveis culturais podem possibilitar, aos gestores públicos, um melhor controle e aproveitamento de suas ações.
Citação ABNT:
OLIVEIRA, T. S. M.; REZENDE, D. A. Análise das variáveis culturais da gestão municipal sob a óptica da nova gestão pública. Revista de Negócios, v. 12, n. 3, p. 45-61, 2007.
Citação APA:
Oliveira, T. S. M., & Rezende, D. A. (2007). Análise das variáveis culturais da gestão municipal sob a óptica da nova gestão pública. Revista de Negócios, 12(3), 45-61.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/27877/analise-das-variaveis-culturais-da-gestao-municipal-sob-a-optica-da-nova-gestao-publica/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português