Resumo:
O trabalho tem o objetivo de avaliar o grau de aceitabilidade do cliente baiano em relação à prestação de um serviço de supermercado virtual. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de opinião com clientes da maior rede de supermercados atuante no mercado local, o Bompreço Bahia. Foram executados estudos teóricos buscando coletar informações relevantes sobre o tema em questão, tais como definições e histórico do varejo, evolução e tendências dos supermercados no Brasil, análises das teorias existentes que buscam desvendar o comportamento do consumidor, criação e evolução do comércio eletrônico no Brasil e no mundo. Foi estabelecida uma metodologia de pesquisa visando conhecer a opinião dos clientes através da aplicação de questionários sobre o serviço de compras on-line. Este questionário foi elaborado a partir de quatro grandes perguntas de pesquisa: qual o perfil do cliente, quais são as suas preferências, quais são as questões administrativas para um serviço de supermercado virtual e, por fim, quais são os aspectos técnicos relevantes para a implantação desse serviço. A tabulação e análise dos dados obtidos permitiram identificar um alto grau de interesse dos clientes em relação ao serviço de supermercado virtual. Observou-se um mercado potencial para este serviço, pois foi detectado que a grande maioria dos clientes acessa a internet, mas ainda não efetuou compras on-line.
Resumo Inglês:
The objective of this paper is to evaluate the acceptability degree of Bahia´s customer in relation to a virtual supermarket service. In order to do it, we took a survey with the clients of the largest supermarket group in the local market nowadays, Bompreço Bahia. Some theoretical studies were developed in order to collect relevant information about this issue, such as the history and definitions of retail, evolution and tendencies of Brazilian supermarket, analysis of theories that search to figure out customer behavior, creation and evolution of e-commerce in Brazil. A methodology of research was established aiming to learn about the customers’ opinions through the application of a questionnaire. This questionnaire was elaborated taking into account the four basic issues in our survey: the customer’s profile, their preferences, the administrative issues related to virtual supermarket services, and the relevant technical aspects for the implementation of this service. Through the tally and analysis of this data was observed the high level of interest by the customers in relation to a virtual supermarket service. It was also observed the existence of a potential market for this service, since most of the customers have access to the Internet, but have never purchased anything on-line.
Citação ABNT:
MACIEL, R. L.; LADEIRA, R. Comércio eletrônico no varejo baiano: setor de supermercados. Revista Gestão & Planejamento, v. 1, n. 6, p. 7-21, 2002.
Citação APA:
Maciel, R. L., & Ladeira, R. (2002). Comércio eletrônico no varejo baiano: setor de supermercados. Revista Gestão & Planejamento, 1(6), 7-21.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/27880/comercio-eletronico-no-varejo-baiano--setor-de-supermercados/i/pt-br