Discursos empresariais e estratégias de gestão: um estudo de caso no setor têxtil de Minas Gerais Outros Idiomas

ID:
27884
Resumo:
A gestão contemporânea utiliza elementos cada vez mais sofisticados para garantir no nível organizacional o êxito capitalista, seja relativo ao desempenho, seja principalmente no que se refere às formas de dominação no interior da organização. O discurso passa a ser utilizado como um de seus componentes fundamentais, havendo, entretanto, lacunas entre o que se prega e o que efetivamente se pratica, o que é o foco de análise deste artigo. Inserida em uma estratégia de pesquisa qualitativa, foram analisados em uma primeira fase documentos internos, e na segunda, entrevistados gestores e trabalhadores de uma empresa têxtil de Minas Gerais. Os principais resultados revelam uma dinâmica complexa, na qual freqüentemente o discurso é absorvido pela mão-de-obra de forma parcial, diferente dos propósitos organizacionais, o que, contraditoriamente, fortalece a empresa em um quadro de enfraquecimento dos trabalhadores. As divergências encontradas, em uma organização ao mesmo tempo conservadora e inovadora, tal qual o ambiente que a circunda, revelam um espaço para a análise das possíveis formas locais de desenvolvimento da gestão.
Citação ABNT:
SARAIVA, L. A. S.; PIMENTA, S. M.; CORRÊA, M. L. Discursos empresariais e estratégias de gestão: um estudo de caso no setor têxtil de Minas Gerais. Revista Gestão & Planejamento, v. 1, n. 6, p. 43-55, 2002.
Citação APA:
Saraiva, L. A. S., Pimenta, S. M., & Corrêa, M. L. (2002). Discursos empresariais e estratégias de gestão: um estudo de caso no setor têxtil de Minas Gerais. Revista Gestão & Planejamento, 1(6), 43-55.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/27884/discursos-empresariais-e-estrategias-de-gestao--um-estudo-de-caso-no-setor-textil-de-minas-gerais/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português