Sistema de gestão ambiental: Construção, fatores e atores Outros Idiomas

ID:
27887
Resumo:
Este artigo se propõe a descrever como se deu a construção dos Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) em duas organizações do complexo mínero-siderúrgico do Espírito Santo, e quais os fatores influenciadores dessa construção. Nesse quadro, observa-se que a evolução da percepção e ação ambiental por parte da organização não se deu num processo voluntário, senão por pressão de vários fatores determinantes e interligados. O ambiente externo passou a ser importante na ação estratégica da organização, influenciando nas tomadas de decisões quanto a reformulações, desde o processo produtivo até a estrutura organizacional. A construção dos sistemas de gestão ambiental envolve muito mais do que gestão de águas, de emissões atmosféricas e de resíduos sólidos, sendo composto por ações diversas que visam atender ao que as organizações entendem como importante no seu relacionamento com o meio ambiente.
Citação ABNT:
DINIZ, C. M.; JUNQUILHO, G. S.; CARRIERI, A. P. Sistema de gestão ambiental: Construção, fatores e atores. Revista Gestão & Planejamento, v. 1, n. 6, p. 71-86, 2002.
Citação APA:
Diniz, C. M., Junquilho, G. S., & Carrieri, A. P. (2002). Sistema de gestão ambiental: Construção, fatores e atores. Revista Gestão & Planejamento, 1(6), 71-86.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/27887/sistema-de-gestao-ambiental--construcao--fatores-e-atores/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português