Ajustes Contábeis para o Cálculo do EVA: estudo sobre os procedimentos adotatos em empresas brasileiras Outros Idiomas

ID:
2809
Resumo:
A geração de valor para o acionista está se tornando uma preocupação cada vez mais presente em resposta à pressão dos investidores e de conselhos de administração. Várias abordagens estão disponíveis, entre estas, uma linha de pensamento ligada ao Lucro Residual, o Valor Econômico Agregado (EVA), metodologia desenvolvida pela Stern Stewart & Co. Para cor-rigir as impropriedades percebidas na prática das demonstrações financeiras, alguns usuários da técnica do EVA ajustam os dados contábeis de acordo com os Princípios Contábeis Geralmente Aceitos, na expectativa de que tais ajustes produzam valores mais confiáveis e possam gerar ambiente propício aos comportamentos administrativos mais próximos ao ótimo esperado. A lógica e a mecânica por trás desses ajustes são tratadas ao longo do trabalho, investigando a possível correlação entre a percepção de entendimento do controller e a utilização dos métodos adotados pela organização.
Citação ABNT:
BASSO, L. F. C.; OLIVEIRA, S. F.; KAYO, E. K. Ajustes Contábeis para o Cálculo do EVA: estudo sobre os procedimentos adotatos em empresas brasileiras. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 6, n. 1, art. 187, p. 39-58, 2008.
Citação APA:
Basso, L. F. C., Oliveira, S. F., & Kayo, E. K. (2008). Ajustes Contábeis para o Cálculo do EVA: estudo sobre os procedimentos adotatos em empresas brasileiras. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 6(1), 39-58.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/2809/ajustes-contabeis-para-o-calculo-do-eva--estudo-sobre-os-procedimentos-adotatos-em-empresas-brasileiras/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português