Agrupamento dos Setores da Economia Nacional Segundo o Seu Desempenho: Estudo Utilizando Análises Fatorial e de Clusters Outros Idiomas

ID:
2824
Resumo:
Este estudo parte da pespectiva da organização industrial de que a estrutura de uma indústria é importante para se definir a sua atratividade. O artigo é de caráter exploratório e visa a analisar o comportamento dos setores da economia nacional durante o período de 2003 a 2006. Foram utilizadas métricas de desempenho econômico, financeiro e de estrutura para análise de performance. Com o propósito de avaliar a homogeneidade entre os setores da economia nacional, três clusters foram definidos: inferior, intermediário e superior. Em termos metodológicos, o estudo foi estruturado em duas etapas: análise de componentes principais e análise de cluster. Em destaque, o setor de mineração se manteve posicionado no grupo superior durante o período sob análise. O setor atacado firmou posição no cluster intermediário. O setor autoindústria marcou grande volatilidade entre os clusters. Determinados setores apresentaram mutações constantes, outros permaneceram no mesmo cluster e outros acompanharam as movimentações, conjuntamente.
Citação ABNT:
CAMILO, S. P. O.; CARVALHO, C. E.; XAVIER, W. G. Agrupamento dos Setores da Economia Nacional Segundo o Seu Desempenho: Estudo Utilizando Análises Fatorial e de Clusters. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 7, n. 2, art. 180, p. 7-20, 2009.
Citação APA:
Camilo, S. P. O., Carvalho, C. E., & Xavier, W. G. (2009). Agrupamento dos Setores da Economia Nacional Segundo o Seu Desempenho: Estudo Utilizando Análises Fatorial e de Clusters. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 7(2), 7-20.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/2824/agrupamento-dos-setores-da-economia-nacional-segundo-o-seu-desempenho--estudo-utilizando-analises-fatorial-e-de-clusters/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português