Programas de agroindustrialização para o desenvolvimento rural: risco e incertezas dos projetos de implantação Outros Idiomas

ID:
28452
Resumo:
No sentido de alcançar a sustentabilidade econômica de um empreendimento agroindustrial de pequeno porte, ou a efetividade de programas regionais de desenvolvimento, identifica-se como fundamental uma melhor capacidade de análise de oportunidades, dos riscos envolvidos e da formatação do negócio. Este trabalho tem como objetivo discutir a metodologia clássica de análise de oportunidades - a análise de viabilidade econômica de projetos - no que diz respeito à implantação de empreendimentos agroindustriais de pequeno porte. Busca-se identificar as limitações da abordagem de incorporação de incertezas (análise de sensibilidade) e risco (análise de risco) nesta avaliação. Argumenta-se que a efetividade dos programas de incentivo à verticalização da agricultura e o sucesso destes empreendimentos podem ser aumentados por meio da elaboração de projetos e planos de negócio melhor concebidos. Nesta concepção, as variáveis que podem ameaçar a sustentabilidade devem ser devidamente identificadas e avaliadas sob uma ótica sistêmica.
Citação ABNT:
LOURENZANI, W. L.; SILVA, C. A. B. Programas de agroindustrialização para o desenvolvimento rural: risco e incertezas dos projetos de implantação. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 5, n. 1, art. 8, p. 0-0, 2003.
Citação APA:
Lourenzani, W. L., & Silva, C. A. B. (2003). Programas de agroindustrialização para o desenvolvimento rural: risco e incertezas dos projetos de implantação. Organizações Rurais & Agroindustriais, 5(1), 0-0.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/28452/programas-de-agroindustrializacao-para-o-desenvolvimento-rural--risco-e-incertezas-dos-projetos-de-implantacao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português