A cultura no contexto dos estudos organizacionais: breve estado da arte Outros Idiomas

ID:
28463
Resumo:
O presente trabalho busca refletir sobre as pesquisas de cultura nas organizações. Com a passar do tempo pôde-se observar que, nos estudos organizacionais, assim como na teoria das organizações, constitui-se um grande mosaico de pesquisas sobre cultura que se pode verificar na quantidade de autores que escrevem sobre o tema. É a respeito a essa poluição simbólica e proliferação de estudos organizacionais sobre cultura que diversos autores realizam suas críticas. No Brasil, os trabalhos e pesquisas sobre cultura ganharam notoriedade no final dos anos 1980 e no começo dos anos 1990. Fischer & Mac-Allister (2001) relatam que, dos estudos realizados sobre cultura nas organizações, poucos tentaram assumir o desafio de associar cultura brasileira e cultura organizacional brasileira. Por fim, como aponta Denison (1996), as pesquisas sobre cultura estariam abandonando o estudo da realidade social e organizacional, voltando-se para pesquisas sobre o clima organizacional e estudando o impacto dos sistemas organizacionais sobre os grupos e indivíduos.
Citação ABNT:
CARRIERI, A. P.A cultura no contexto dos estudos organizacionais: breve estado da arte. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 4, n. 1, art. 4, p. 0-0, 2002.
Citação APA:
Carrieri, A. P.(2002). A cultura no contexto dos estudos organizacionais: breve estado da arte. Organizações Rurais & Agroindustriais, 4(1), 0-0.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/28463/a-cultura-no-contexto-dos-estudos-organizacionais--breve-estado-da-arte/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português