Opções estratégicas teóricas: - Quais as melhores alternativas para as micro e pequenas empresas?

ID:
29201
Periódico:
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo abordar o modo pelo qual o processo da estratégia emerge, segundo os estudos propostos por duas correntes clássicas - Mintzberg e Porter - e propor uma análise teórica de como implementar este processo para alcançar maior possibilidade de sucesso em micro e pequenas empresas sujeitas às mais variadas circunstâncias presentes no mercado competitivo brasileiro. Faz-se uma revisão da bibliografia sobre como se desenvolve a estratégia segundo os autores mencionados, um exame sobre quais os pontos em comum existentes e as divergências encontradas. A seguir realizamos um relato a respeito de algumas situações a que estão submetidas as micro e pequenas empresas no atual contexto político, econômico e social, de acordo com notícias veiculas pela imprensa, em publicações de jornais, para a seguir estabelecer conexões entre aspectos das teorias e a situação real na qual estão inseridas estas empresas, analisando segundo critérios subjetivos qual ou quais abordagens seriam melhor adaptadas à realidade das micro e pequenas empresas brasileiras, proporcionando em tese um maior índice de sobrevivência de tais empreendimentos.
Citação ABNT:
REIS, L. G. D.Opções estratégicas teóricas: - Quais as melhores alternativas para as micro e pequenas empresas?. Revista de Negócios, v. 8, n. 3, p. 1-14, 2003.
Citação APA:
Reis, L. G. D.(2003). Opções estratégicas teóricas: - Quais as melhores alternativas para as micro e pequenas empresas?. Revista de Negócios, 8(3), 1-14.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/29201/opcoes-estrategicas-teoricas----quais-as-melhores-alternativas-para-as-micro-e-pequenas-empresas-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português