Análise da decadência econômica da indústria de cristais de Santa Catarina

ID:
29470
Periódico:
Resumo:
A presente pesquisa concentrou-se na identificação das causas da decadência econômica da indústria de cristais de Santa Catarina, considerado o principal pólo artesanal desse segmento, em nível nacional. Embora este setor não se destaque pelos seus indicadores econômicos, como expoente da economia estadual ou nacional, sua importância neste contexto se prende ao valor agregado como "produto artesanal," representativo da região e do País. As características do mercado cristaleiro e seus problemas estão expressos numa primeira seção desta pesquisa. O objetivo básico desta pesquisa é identificar os motivos que levaram o setor cristaleiro de Blumenau, a não se adaptar às novas mudanças da economia globalizada. Nossa fundamentação teórica prende-se aos estudos especializados realizados por vários grupos profissionais sobre os problemas econômicos do setor. A metodologia da pesquisa foi de estudo de multicaso. Analisamos quatro empresas do ramo, na cidade de Blumenau, utilizando um roteiro de entrevistas com perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados foi feita a partir da compilação dos mesmos em tabelas e gráficos, utilizando-se as informações qualitativas para suportar a interpretação da ação dos agentes e fatores influenciadores dos eventos que determinaram a decadência do setor. As principais conclusões do trabalho indicam que acima de tudo, o processo de gestão ou a fragilidade administrativa teve papel fundamental na deterioração deste setor. Adicionalmente, os problemas que levaram à decadência do setor foram exacerbados pelos impactos resultantes da globalização. Os requisitos para o trânsito na nova realidade da economia globalizada não foram bem entendidos pelas organizações do setor, gerando um tipo nefasto de concorrência, a concorrência predatória. Estes fatores combinados, foram os grandes responsáveis pelo enfraquecimento paulatino e decadência econômica do setor.
Citação ABNT:
BARBOSA, A. P.; TONTINI, G. Análise da decadência econômica da indústria de cristais de Santa Catarina. Revista de Negócios, v. 5, n. 3, p. 1-12, 2000.
Citação APA:
Barbosa, A. P., & Tontini, G. (2000). Análise da decadência econômica da indústria de cristais de Santa Catarina. Revista de Negócios, 5(3), 1-12.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/29470/analise-da-decadencia-economica-da-industria-de-cristais-de-santa-catarina/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português