TAM e Azaléia: processos de transição em empresas familiares Outros Idiomas

ID:
2960
Resumo:
Neste artigo focalizam-se os processos sucessórios de empresas familiares – cujo papel é relevante, havendo uma breve apresentação do tema. Os objetivos foram: analisar, contextualizar e comparar os processos em duas empresas, a fim de discutir suas conseqüências para a continuidade dos negócios. O estudo é qualitativo, exploratório e descritivo, baseado em pesquisa documental, mediante dados da imprensa de negócios e trabalhos acadêmicos. As informações foram analisadas pela descrição e comparação de suas trajetórias – com ênfase nos processos sucessórios, e na análise das mudanças implantadas e dos resultados obtidos. Foram escolhidas a Azaléia e a TAM – marcadas pelo falecimento de seus fundadores, em uma época crítica nos seus respectivos setores. Os processos apresentaram complexos problemas iniciais, porém, nos dois casos houve resultados satisfatórios. Dado que as sucessões não foram familiares, deve-se falar mais propriamente em processos de transição.
Citação ABNT:
MINADEO, R.; MELO, M. C. O. L.; RIBEIRO, C. M. TAM e Azaléia: processos de transição em empresas familiares. Revista Economia & Gestão, v. 9, n. 20, p. 114-140, 2009.
Citação APA:
Minadeo, R., Melo, M. C. O. L., & Ribeiro, C. M. (2009). TAM e Azaléia: processos de transição em empresas familiares. Revista Economia & Gestão, 9(20), 114-140.
DOI:
10.5752/P.1984-6606.2009v9n20p114
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/2960/tam-e-azaleia--processos-de-transicao-em-empresas-familiares/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português