Comportamentos relacionados à decisão de compra de papéis Bovespa: a influência do message framing no pequeno investidor mineiro Outros Idiomas

ID:
29727
Resumo:
O presente estudo tem por objetivo geral analisar o comportamento de compra de Papéis na Bovespa pelo investidor belo horizontino, a partir das mudanças no valor de sua ri queza financeira. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, sendo que no aspecto da abordagem do problema, o trabalho foi desenvolvido em duas fases: uma qualitativa exploratória e outra quantitativa descritiva por meio da análise de variância com aplic ação do teste ANOVA. Investigaram-se os efeitos do framing positivo versus o framing negativo, na mensagem transmitida, através de textos que compõem o questionário respondido pelos entrevistados. O questionário foi aplicado a um grupo de investidores mineiros, composto por clientes de uma corretora de valores de Belo Horizonte, bem como por professores da área de finanças que ministram disciplinas da área de mercado de capitais em universidades de Belo Horizonte. Neste estudo, a maioria dos entrevistados do grupo framing positivo é do sexo masculino, com faixa etária acima de 40 anos. Demonstrou-se que a mensagem estruturada positivamente (enfatizando os ganhos da prevenção ao risco) foi mais persuasiva do que a mensagem estruturada negativamente (enfatizando as perdas da não prevenção ao risco) e do que a mensagem informativa (do grupo controle). A hipótese de que a informação positiva tem maior impacto do que a informação negativa equivalente vai de encontro com as propriedades da função valor da Teoria dos Prospects. Conclui-se, portanto, que um determinado investidor, munido de informações de caráter positivo, enfatizando os aspectos positivos da mensagem, sente -se super confiante e incentivado a investir em ações.
Citação ABNT:
SILVA, J. T. M.; BARBOSA, P. P. F.; TEIXEIRA, L. A. A.; REIS NETO, M. T. Comportamentos relacionados à decisão de compra de papéis Bovespa: a influência do message framing no pequeno investidor mineiro. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 3, n. 2, p. 118-139, 2010.
Citação APA:
Silva, J. T. M., Barbosa, P. P. F., Teixeira, L. A. A., & Reis Neto, M. T. (2010). Comportamentos relacionados à decisão de compra de papéis Bovespa: a influência do message framing no pequeno investidor mineiro. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, 3(2), 118-139.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/29727/comportamentos-relacionados-a-decisao-de-compra-de-papeis-bovespa--a-influencia-do-message-framing-no-pequeno-investidor-mineiro/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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