Gestão de matriculas como estratégia competitiva em universidades comunitárias privadas Outros Idiomas

ID:
29817
Resumo:
Este trabalho tem o objetivo de analisar as práticas de gestão da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, quanto à atração e retenção de alunos. O bem sucedido modelo de gestão de matrículas, implantado pela DePaul University, foi utilizado como referência no estudo. O contexto altamente competitivo vivenciado por ambas universidades, torna a atração e a retenção de alunos um desafio a ser vencido com estratégias apropriadas. O trabalho caracteriza -se como um estudo comparativo de natureza exploratória e descritiva. A análise focalizou o pl anejamento estratégico, o marketing educacional e a gestão de matrícula - os três principais elementos do modelo adotado pela DePaul University e os resultados indicam que a gestão de matrículas, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, é praticada de forma incipiente, mesclando atividades profissionais e amadoras. Na prática a adoção de um sistema integrado de matrículas irá proporcionar base para melhores decisões quanto ao mercado, em especial quanto à concorrência, demanda e perfil do aluno desejado, além de estratégicas mais adequadas para a retenção de alunos. As conclusões ressaltam que a gestão de matrículas requer uma gestão profissional integrada se constituindo em estratégia relevante para a sobrevivência institucional.
Citação ABNT:
MEYER JR., V.; LOPES, M. C. B.; ZABLONSKY, M. J.; MURPHY, P. Enrollment management as competitive strategy in private community universities. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 3, n. 1, p. 123-143, 2010.
Citação APA:
Meyer Jr., V., Lopes, M. C. B., Zablonsky, M. J., & Murphy, P. (2010). Enrollment management as competitive strategy in private community universities. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, 3(1), 123-143.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/29817/gestao-de-matriculas-como-estrategia-competitiva-em-universidades-comunitarias-privadas/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês
Referências:
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