Ética da propaganda sob o olhar dos publicitários Outros Idiomas

ID:
29976
Periódico:
Resumo:
Considerando o imenso impacto social dos conglomerados de informação, comunicação e entretenimento e o consequente poder dos publicitários de conferir significado à vida de milhões de pessoas, o objetivo do estudo é elucidar a postura ética desses profissionais frente às pressões do ambiente. O referencial teórico adotado é a teoria das representações sociais. A investigação empregou uma metodologia de caráter qualitativo, adequada à fundamentação teórica, que consiste na utilização de entrevistas em profundidade, como a técnica de coleta de dados e a análise do discurso para a interpretação dos resultados. O conjunto social em análise está composto de uma amostra de 30 profissionais de 27 agências de publicidade da cidade de São Paulo, selecionada por conveniência. Constata-se a compreensão do significado, da abrangência, das características e da importância de uma postura ética entre os publicitários entrevistados. Na sua prática, contudo, eles expressam dificuldade em manter um comportamento ético diante das pressões do ambiente.
Citação ABNT:
ACEVEDO, C. R.; NOHARA, J. J.; CAMPANÁRIO, M. A.; TELLES, C. C. P. Ética da propaganda sob o olhar dos publicitários. RAE-eletrônica, v. 8, n. 1, art. 5, p. 1-26, 2009.
Citação APA:
Acevedo, C. R., Nohara, J. J., Campanário, M. A., & Telles, C. C. P. (2009). Ética da propaganda sob o olhar dos publicitários. RAE-eletrônica, 8(1), 1-26.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português