Orientação empreendedora: um estudo sobre as conseqüências do empreendedorismo nas organizações Outros Idiomas

ID:
30031
Periódico:
Resumo:
O objetivo deste trabalho é investigar o papel do empreendedorismo na construção da performance de negócios. Foi desenvolvido e testado um modelo teórico, retratando os inter-relacionamentos entre orientação e cultura organizacional – orientação empreendedora, orientação para o mercado e aprendizagem organizacional – e seu impacto no sucesso das inovações e na performance empresarial. A partir de uma amostra com 157 organizações, os resultados indicam que a orientação empreendedora exerce elevado impacto na performance empresarial. Os efeitos da orientação empreendedora na performance são maiores do que aqueles da orientação para o mercado, os quais influenciam mais fortemente o sucesso das inovações. Essas duas orientações são complementares e seu efeito conjunto fornece resultados consistentes às ações empresariais. O papel moderador do tamanho da organização na relação entre orientação empreendedora e performance não foi confirmado.
Citação ABNT:
FERNANDES, D. V. D. H.; SANTOS, C. P. D.; FERNANDES, D. V. D. H. Orientação empreendedora: um estudo sobre as conseqüências do empreendedorismo nas organizações. RAE-eletrônica, v. 7, n. 1, art. 7, p. 1-28, 2008.
Citação APA:
Fernandes, D. V. D. H., Santos, C. P. D., & Fernandes, D. V. D. H. (2008). Orientação empreendedora: um estudo sobre as conseqüências do empreendedorismo nas organizações. RAE-eletrônica, 7(1), 1-28.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português