Gestão do paradoxo “passado versus futuro”: uma visão transformacional da gestão de pessoas Outros Idiomas

ID:
30091
Periódico:
Resumo:
Este artigo contribui para as discussões sobre o papel da gestão de pessoas nos processos de mudança organizacional, mostrando como a adoção de determinadas orientações podem diminuir os efeitos da polarização perceptiva entre o passado e o futuro que é uma das causas dos fenômenos de resistência à mudança e estresse nos processos de mudança organizacional. Para isso, associam-se as temáticas da administração das mudanças organizacionais e da gestão de pessoas, analisadas em uma perspectiva dialética da evolução. Discute-se o paradoxo entre as dimensões “passado” e “futuro” nas organizações e os seus efeitos no que se refere à gestão das mudanças. Analisa-se um estudo de caso com o objetivo de avançar a discussão do modelo transformacional de gestão de pessoas, mostrando como os efeitos do paradoxo “passado versus futuro” foram evitados em uma organização que implementou mudanças por meio de estratégias adaptativas por meio das quais os indivíduos puderam utilizar os meios de ação e cognição desenvolvidos na estrutura organizacional anterior para se identificar e se engajar em um novo projeto de organização.
Citação ABNT:
VASCONCELOS, I. F. G.; MASCARENHAS, A. O.; VASCONCELOS, F. C. Gestão do paradoxo “passado versus futuro”: uma visão transformacional da gestão de pessoas. RAE-eletrônica, v. 5, n. 1, art. 4, p. 1-25, 2006.
Citação APA:
Vasconcelos, I. F. G., Mascarenhas, A. O., & Vasconcelos, F. C. (2006). Gestão do paradoxo “passado versus futuro”: uma visão transformacional da gestão de pessoas. RAE-eletrônica, 5(1), 1-25.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/30091/gestao-do-paradoxo----passado-versus-futuro-----uma-visao-transformacional-da-gestao-de-pessoas/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português