Identidade organizacional: um estudo de caso no contexto da cultura brasileira Outros Idiomas

ID:
30173
Periódico:
Resumo:
Constituindo-se o resultado de representações compartilhadas acerca do significado da organização, a identidade organizacional tem uma relação estreita com a cultura. A partir desse pressuposto, o objetivo deste estudo é compreender a identidade de uma organização a partir de traços da cultura brasileira. Trata-se de um estudo de caso no qual verificou-se que os fatores que contribuíram para a construção da identificação e da identidade organizacional foram os relacionamentos, inclusive o paternalismo nas relações de trabalho. Esses aspectos contribuíram para que sentimentos de segurança e de afiliação fossem introjetados pelos membros da organização, resultando em um imaginário social no qual há uma reunião simbólica entre a organização e os indivíduos. Além disso, a idealização de crescimento pessoal, atrelado ao crescimento da organização, também contribuiu para a identificação organizacional e para a identidade da organização.
Citação ABNT:
MACHADO, H. V.Identidade organizacional: um estudo de caso no contexto da cultura brasileira. RAE-eletrônica, v. 4, n. 1, art. 12, p. 1-18, 2005.
Citação APA:
Machado, H. V.(2005). Identidade organizacional: um estudo de caso no contexto da cultura brasileira. RAE-eletrônica, 4(1), 1-18.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/30173/identidade-organizacional--um-estudo-de-caso-no-contexto-da-cultura-brasileira/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português