Algumas evidências sobre o papel das redes de relacionamento e empreeendedorismo na internacionalização das pequenas e médias empresas Outros Idiomas

ID:
3036
Resumo:
A partir da abertura comercial no Brasil, iniciada nos anos 1990, as empresas nacionais começaram a competir fortemente com empresas estrangeiras, sendo necessária uma rápida modernização em suas estruturas para manterem-se no mercado. Logo percebeu-se a necessidade da internacionalização das empresas brasileiras como estratégia de crescimento e sustentabilidade de suas operações. Através de um estudo de caso, analisou-se o processo de internacionalização de duas médias empresas brasileiras, com o objetivo de compreender como a rede de relacionamento influenciou neste processo. Com este estudo, pode-se concluir que o papel empreendedor do proprietário da empresa e a cultura organizacional voltada para a internacionalização foram a chave que permitiu o sucesso do processo.As empresas se utilizaram de suas redes de relacionamento para internacionalizarem- se, sendo as redes uma base essencial que fomentou a internacionalização das empresas estudadas.
Citação ABNT:
AMAL, M.; FREITAG FILHO, A. R.; MIRANDA, C. M. S. Algumas evidências sobre o papel das redes de relacionamento e empreeendedorismo na internacionalização das pequenas e médias empresas. Revista de Administração FACES Journal, v. 7, n. 1, art. 4, p. 63-80, 2008.
Citação APA:
Amal, M., Freitag Filho, A. R., & Miranda, C. M. S. (2008). Algumas evidências sobre o papel das redes de relacionamento e empreeendedorismo na internacionalização das pequenas e médias empresas. Revista de Administração FACES Journal, 7(1), 63-80.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português