As práticas de governança e gerenciamento de serviços de TI como vetor para a melhoria do desempenho empresarial: estudo de caso em uma empresa atacadista Outros Idiomas

ID:
30364
Resumo:
As Tecnologias da Informação (TI) tem assumido papel preponderante para a manutenção dos níveis de governança e do desempenho geral das organizações, com particular atenção ao desempenho na realização dos negócios. Observa-se nos últimos anos a crescente escalada na adoção e implementação de práticas de governança e gerenciamento de serviços de TI, tanto em empresas privadas quanto em empresas públicas, de forma a atender a dois postulados: conformidade e desempenho. Esse artigo tem por objetivo discutir os aspectos gerais que envolvem tais práticas, descrevendo as etapas e os resultados de uma pesquisa-ação realizada em uma empresa atacadista. Demonstra-se que o gerenciamento bem sucedido dos serviços de TI não começa com tecnologias, mas com a habilidade de traduzir exigências de negócio em exigências de informação e em fonte para a definição e suporte às estratégias da organização, de forma que sejam produzidos os resultados esperados em termos de disponibilidade e possibilidade de continuidade das operações de negócios.
Citação ABNT:
WEISS, M. C.; BERNARDES, R. C. As práticas de governança e gerenciamento de serviços de TI como vetor para a melhoria do desempenho empresarial: estudo de caso em uma empresa atacadista. Revista Gestão & Planejamento, v. 15, n. 1, p. 100-117, 2014.
Citação APA:
Weiss, M. C., & Bernardes, R. C. (2014). As práticas de governança e gerenciamento de serviços de TI como vetor para a melhoria do desempenho empresarial: estudo de caso em uma empresa atacadista. Revista Gestão & Planejamento, 15(1), 100-117.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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