Planejamento estratégico em empresas do setor educacional: um estudo de caso em uma instituição de ensino infantil Outros Idiomas

ID:
30391
Resumo:
Escolas de educação infantil são instituições que com frequência aparecem na condição de micro e pequenas empresas sendo caracterizadas como prestadoras de serviços para crianças de zero a 6 anos. Devido às suas peculiaridades, uma pequena empresa do setor educacional demanda ferramentas que possibilitem seu desenvolvimento considerando as características do mercado e os entraves comumente encontrados. O planejamento estratégico oferece aos empreendedores dos centros de educação infantil condições de avaliar o que ocorre nos ambientes interno e externo da empresa e, a partir de então, definir estratégias que permitam às escolas alcançarem seus objetivos. Este artigo visa analisar a prática do planejamento estratégico nas instituições de ensino infantil. O método de pesquisa utilizado é o estudo de caso; para isso, selecionou-se a Escola da Vila. Entre os principais resultados encontrados, observou-se que a instituição utiliza o planejamento estratégico e obtém retornos positivos por esse motivo.
Citação ABNT:
BRANDÃO, R. N.; CASAS, A. L. L. Planejamento estratégico em empresas do setor educacional: um estudo de caso em uma instituição de ensino infantil. Revista Brasileira de Estratégia, v. 7, n. 1, p. 100-116, 2014.
Citação APA:
Brandão, R. N., & Casas, A. L. L. (2014). Planejamento estratégico em empresas do setor educacional: um estudo de caso em uma instituição de ensino infantil. Revista Brasileira de Estratégia, 7(1), 100-116.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/30391/planejamento-estrategico-em-empresas-do-setor-educacional--um-estudo-de-caso-em-uma-instituicao-de-ensino-infantil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ALDAY, H. O planejamento estratégico dentro do conceito de administração estratégica. Revista FAE, v. 3, n. 2, p. 9-16, maio/ago. 2000.

ALMEIDA, M. I. R. de; ALBUQUERQUE, D. T. Por que muitas pequenas empresas trilham o caminho do fracasso. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO – FEA-USP, 3., 1998, São Paulo. Anais... São Paulo: FEA-USP, 1998. Disponível em: . Acesso em: 7 abr. 2014.

ANSOFF, I. Do planejamento estratégico à administração. São Paulo: Atlas, 1993.

ANSOFF, I. Implantando a administração estratégica. São Paulo: Atlas, 1990.

ANSOFF, I. Strategic management. New York: Wiley, 2007.

AUDY, J.; BECKER, J.; FREITAS, H. Modelo de planejamento estratégico de sistema de informações: a visão do processo decisório e o papel da aprendizagem organizacional. In. ANPAD, Foz do Iguaçu, 1999. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓSGRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 24., 1999, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: ANPAd, 2011.

COELHO, J. M.; SOUZA, M. C. A. F. A importância do planejamento estratégico para empresas de pequeno porte. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS, 6., 1999, São Paulo. Anais... São Paulo: Associação Brasileira de Custos, 1999.

CONTADOR, J. C. Recomendações sobre o processo de planejamento estratégico. Revista RAE, v. 35, n. 3, p. 39-48, maio/jun. 1995.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo, transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2008.

DUTRA, I. O perfil empreendedor e a mortalidade de micro e pequenas empresas londrinenses. 2002. 125 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2002.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

GOULART, J. B. Marketing para escolas de ensino infantil. In: LAS CASAS, A. L. (Org.). Marketing educacional. São Paulo: Saint Paul, 2008.

GUEDES, L.; DEPIERI, A. Educação e resistência: relato de experiência. Revista de Educação e Pesquisa, v. 32, n. 2, p. 311-324, maio/ago. 2006.

HAX, A. C.; MAJLUF, N. The strategy concept and process. New Jersey: Prentice Hall, 1996.

HREBINIAK, L.G. Making strategy work. New Jersey: Person Education, 2013.

HUFF, P. Y. Make your business survive and thrive. New Jersey: John Willey & Sons, 2005.

KOTLER, P.; FOX, K. Marketing estratégico para instituições educacionais. São Paulo: Atlas 1994.

KUDE, V. M. Qualidade do atendimento na educação infantil: um estudo em duas culturas. Revista de Educação PUCRS, v. 53, n. 2, p. 319-348, maio/ago. 2004.

LAS CASAS, A. L. (Org.). Marketing titânico. São Paulo: Saint Paul, 2009.

LAS CASAS, A. L. Plano de marketing para micro e pequena empresa. São Paulo: Atlas, 2006.

LÜCK, H. Aplicação do planejamento estratégico na escola. Revista de Gestão de Rede, n. 19, p. 8-13, abr. 2000.

MARTINS, G. A. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006.

MINTZBERG, H. Ascensão e queda do planejamento estratégico. São Paulo: Bookman, 2005.

MOREIRA, A. F.; BORGES, O. Por dentro de uma sala de aula física. Revista Educação e Pesquisa, v. 32, n. 1. p. 48-59, jan./abr., 2006.

MOTTA, R. A busca da competitividade nas empresas. Revista de Administração de empresas, v. 35, n.1, p. 12-16, mar./abr. 1995.

NAKAMURA, M. M.; ESCRIVÃO FILHO, E. Estratégia empresarial e as pequenas e médias empresas: um estudo de caso. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 18., 1998, Niterói. Anais... Niterói: Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 1998. Disponível em: . Acesso em: 8 abr. 2014.

NOVAES, M. et al. Mulheres empreendedoras no campo da pedagogia: criatividade, inovação e autoeficácia a serviço da transformação social. In CONGRESSO LATINOAMERICANO Y DEL CARIBE SOBRE ESPIRITU EMPRESARIAL, 19., 2008, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.

PRAHALAD, C. K. A competência essencial da corporação. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

ROSA, A. P. Estratégias de marketing e qualidade do ensino na educação infantil: o caso CIESC. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

SANTOS, L.; ALVES, R.; ALMEIDA, K. Formação de estratégia nas micro e pequenas empresas: um estudo de caso no Centro-Oeste Mineiro. RAE: São Paulo, v. 47, n. 4, p 59-73, out/dez., 2007.

VIEIRA, M; ZOUAIN, D. Pesquisa qualitativa em Administração. Revista RAC, v. 11, n. 2, p. 10-15, abr./jun. 2007.

YIN, R. K; Estudo de caso: planejamento e métodos. São Paulo: Bookman, 2010.